26 novembro 2006

Why me?

Estou num dilema sem precedentes.

Anda uma pessoa meses a mandar curriculums para todo o lado e ninguém responde a nada. Entra-se em desespero completo e deseja-se todos os dias que se tivesse escolhido outro curso qualquer.

De repente (LUZ) sou aceite num sítio, vou começar daqui a uma semana e respondem-me de uma empresa (que eu tinha mandado curriculum para um estágio de copy que queria MESMO FAZER) para ir fazer testes de personalidade.

Fiquei em pulgas como seria de esperar, mas depois comecei a pensar: Começo dia 4 na workmedia, de CERTEZA que tenho que assinar contrato, comprometi-me lá com as pessoas e depois se por acaso passo nos testes dos outros? e se me chamam para entrevista?? e se entretanto ja assinei contrato com estes?? Ai meu deus...é sempre a mim que me acontecem estas coisas.

Digo aos outros que vou começar a estagiar ja na próxima 2feira, mas que é o estágio deles que me interessa? digo aos do meu estágio que me surgiu um óptima oportunidade mas que ainda nem sequer sei se passo nos testes e entrevistas? Estou perdida... ?!?!?

Mas e se desisto da workmedia por ter esperanças de ficar lá na outra empresa, e nunca me chamam?? ficava sem nada...é nestas alturas que vale mesmo aquele ditado, mais vale um pássaro na mão.... mas bolas, é difícil. O meu pai disse-me logo com um ar normalíssimo "oh patricia se te aceitarem no estágio de copy dizes aos outros: meus amigos, até a próxima". Ora pois claro, quer dizer, já está tão fácil arranjar emprego na minha área e vou logo armar-me em esperta com os únicos que me responderam até hoje a um curriculum enviado, e que me ofereceram estágio com a maior das simpatias.

Pronto ja partilhei aqui o meu dilema, agora aceitam-se sugestões e opiniões.

E meus amigos... o estágio de copy são 780 euro+sub de alimentação+sub de transporte... Ah pois é!!!!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Ohh miga... Compreendo perfeitamente o que estás a sentir... Sei que é uma decisão complicada e como qualquer decisão que tomamos há sempre prós e contras... Tens toda a razão quando pensas que "mais vale um pássaro na mão do que dois a voar". Mas (só espero não te baralhar ainda mais) acho que não devemos ver os nossos empregadores como um milagre que caiu do céu, como se nos tivessem a fazer um grande favor em dar-nos emprego! Miga eles precisam de nós! E todos sabem como é o mundo do trabalho hoje em dia. Disse, propositadamente, trabalho e não emprego - porque realmente (felizmente ou infelizmente)já não existem "jobs for a life". Assim, tanto nós como os empregadores, temos de estar preparados para um dia sermos trocados por outros... Sei q custa pensar assim, mas não devemos "ter pena" de quem nos contrata porque podia acontecer o contrário e para eles "ninguém é insubstituível" e valem mais os números e as cunhas do que a pessoa x... Miga quando procuramos trabalho não estamos a mendigar, estamos a oferecer um serviço, o nosso trabalho (e que vale muito)!

Por tudo isto, miga, acho que "quem arrisca não petisca" e se tens oportunidade de ir para uma empresa melhor, que gostas mais, que vai valorizar mais o teu trabalho (pelo menos monetariamente, o que também é importante, porque não vivemos do ar...), acho que deves tentar! Só a nós nos custa pensar assim, amiga, os empregadores compreendem esta situação, porque eles jogam exactamente com estes nossos medos e, na realidade, não são eles que nos estão a fazer um favor! Vai fazer os testes de personalidade - se quiseres umas ajudas p te preparares, já sabes :) - logo vês como correm, o que te dizem, qual a probabilidade de ficares c o lugar... Depois, se te chamarem para entrevista, e mesmo que já estejas a trabalhar, não te preocupes porque não és a única... Qtas pessoas com trabalho, andam à procura de emprego (basta ires a um site de emprego que uma das opções é sempre desempregado, empregado...) Não é preciso estarmos desempregados para procurarmos algo melhor, que gostemos mais, que ganhemos mais e, essencialmente, não nos devemos conformar ao passarinho que temos na mão e pensar que não conseguimos alcançar outro pássaro maior e mais bonito :) Tu consegues amiga!!

Pronto, cá deixo a minha opinião e o meu conselho! Estou disponível para mais umas consultas, desta vez já não a custo zero, no mínimo 50 € (sim q o trabalho não é de graça) :) FORÇA AMIGA! ***

Unknown disse...

Primeiro desespera-se, e depois não dá nem sequer para esperar. Parece que é de propósito não é!? Olha, se isto fosse a Amiga Olga, se tivesses que escolher entre a chave e o dinheiro...

Unknown disse...

Foi um bocado parvo o meu comentário, agora reflectindo. Mas acho que sim senhor, a vida é feita de escolhas, mas não houve nada a reter da Amiga Olga de facto.

Anónimo disse...

patricia.... vou dar-te uma notícia.... tu não és a única a quem acontecem estas coisas, ... tu és isso sim apenas mais uma. sim sim amiga. quase toda a gente passa por isso. andamos meses desesperados. nada aparece! e de repente 3 e 4 prespectivas à frente dos olhos. ficamos baralhados e como pessoas bem formadas que somos sentimos que devemos alguma coisa a quem nos chamou primeiro. errado! lembra-te que até podem ter parecido muito simpáticos mas na hora de te mandarem embora não pensam duas vezes. Por isso reflecte bem e vê o que é melhor para ti!
Além do mais um estágio profissional é bem melhor em termos de condições que oferecem e também em termos de crédito que tem junto das empresas, e se ainda por cima é numa área de trabalho que gostas mais.... deves mesmo, mesmo tentar!!!!
Olha, o Gonçalo por causa dessas indecisões e de achar que devia alguma coisa à empresa onde está actualmente, não foi a uma entrevista (fase final) de uma multinacional. Quem sabe se agora não estaria bem melhor?...Fica sempre a dúvida....
Não fiques com dúvidas!
Beijinhos grandes

Patricia disse...

obrigada amigos pelos conselhos. obrigada mesmo, mesmo, mesmo! e agora jakas? escolho a chave ou o dinheiro?

Anónimo disse...

Ticha, o que é um estágio de copy? Acho sempre que é melhor estagiar na nossa area independentemente do dinheiro envolvido. Ganhasse experiencia, curriculum e aprendes a mexer-te dentro do meio. Mas tu é que sabes... No dia que aceitei o estágio no Diario Economico, telefonou-me uma revista especializada a chamar-me para a entrevista com estágio remunerado. Eu, mesmo sem ter contracto absolutamente nehum e sem ganahar um cêntimo, disse que tinha aceite outro estágio, agradeci e disse que ficava para a próxima. Mas isto fui eu...A tua Marinoka!! BJS

Patricia disse...

minha querida copywrite tem a ver com os textos que são feitos para os anúncios. quem idealiza os anúncios são os criativos, depois quem tem as ideias dos textos são os copys, embora trabalhem em conjunto. é um trabalho muito giro e que eu gostava muito de experimentar. não tem tanto a ver com o dinheiro, mas sim com a experiência, pq tive lá na empresa e adorei o ambiente. claro que em publicidade se ganha muito mais,mas nem é bem isso. vou estagiar pra uma área que não me interessa muito daí preferir isto. mas o jornalismo não está de todo fora dos meus objectivos, mas tens q concordar cmg q está muito dificil, e eu não tenho espirito pra andar a ser xulada anos e anos em nome de um sonho.
beijinhos marinhinha :)

Unknown disse...

Quanto a ires para copywriter, acho que muito bem! ^També já por lá andei, e, apesar de não ter corrido bem por ter estado a trabalhar na R2, que é um empresa em que a avó cozinha, os putos jogam à bola e o pai chega da floresta com, dois troncos debaixo do braço. Enfim, era uma grande família de para aí 10 pessoas, onde toda a gente era filho, namorado, mãe, pai ou marido de alguém. Muito dificilmente irás parar a uma "casa de chocolate" destas, mas o que interessa mesmo é que escolheste o dinheiro em vez da chave. A Amiga Olga é muito persuasiva, é verdade. Mas acabaste por escolher ser copywriter ao invés de esperares para ver o que acontecia com a "chave", que pode ser melhor, mas não se sabe até se ver. Uma óptima escolha, porque, em jornalismo, os prémios que a chave abria já sairam todos, e haveria também a grande possibilidade de acabares por levar uma ventoínha para o carro. Boa escolha!