12 junho 2008

Um bocadinho de mar


Nunca entendi o porquê de teres tirado, neste dia, uma foto aos pedragulhos, quando nos sentámos a beber dois ginger ales.
De mar só se via um bocadinho.
O resto da fotografia, toda ela são copos, garrafas, chão e pedras.
Disseste que gostavas de fotos assim.
Hoje entendo esta fotografia, e revejo-te nela. Sempre foste assim, a tua atenção focada nos pormenores mais insignificantes à tua volta. Sempre foste incapaz de ver o "mar" que tinhas à tua frente. Incapaz de valorizar aquilo que é realmente importante e significativo. Aquilo que vale a pena OLHAR, apreciar, sentir... Preferiste sempre olhar para trás, para o chão, para as "pedras" e nunca para a frente... para o "mar".
Qualquer pessoa perante esta paisagem teria tirado uma fotografia ao azul do céu e ao mar a perder de vista...
Tu não. Escolheste as pedras e o chão.
De mar... apenas se vê um bocadinho...
O céu nem tem lugar na fotografia, será que reparaste que neste dia o céu estava limpo, sem nuvens? Não... não deves ter reparado.
Foi o primeiro sítio onde fomos os dois, passar uma tarde. E não te deves lembrar, mas passámos por lá na última vez que estivemos juntos. Parámos o carro, olhámos em volta e nada... completamente abandonado.
A esplanada tinha desaparecido. O bar também... as ervas tinham crescido, as espreguiçadeiras arrumadas, a porta em madeira fechada. Parecia que nunca tinha ali existido nada.
Assim como nós, é assim que nos vejo, depois de tudo ter desaparecido.
Ficaram as pedras, aquelas que apareceram no caminho. No nosso caminho. Colocadas por ti.
Mas o mar ainda lá está. Pode ser que um dia reconstruam a esplanada.
Se tu lá voltasses voltarias a pegar no telémovel e voltarias a tirar uma foto às pedras e aos copos, mesmo com uma imensidão de oceano à tua frente. É a tua natureza.
Mas eu...Talvez possa lá voltar, um dia, para tirar uma foto ao mar... apenas ao mar, e não a só um bocadinho de mar.

Patrícia...

4 comentários:

Anónimo disse...

Ive read this topic for some blogs. But I think this is more informative.

Anónimo disse...

Se o mar ainda lá está, porque não afastarem as pedras e reconstruirem do zero a esplanada?

Anónimo disse...

"Há sempre outro ponto de vista"

Uma foto de duas garrafas, bebidas por um só copo, frente a uma tranquila construção, olhando um mar infinito...momentos unicos vistos por olhos diferentes...

Porto disse...

Mas se afinal o que restou foram apenas as pedras, para quê recordar o momento sem nada em comum para ambos os copos? Não percebo, sinceramnete. Se o mar tem marés, porque não entrar noutra onda, porque não navegar noutros mares, porque não deixares a bebida e aproveitares de novo o verão com quem realmente te quer nos bons momentos e em todos os momentos?