13 novembro 2007

O "Sr Talvez"


(este está muito bom)


"O ‘Senhor Talvez’ está interessado, mas não apaixonado. O ‘Senhor Talvez’ gosta de nós, mas nem tanto. O ‘Senhor Talvez’ até é bom rapaz. Mas infelizmente, não o suficiente. O que o torna muito maçador.Num universo ideal em que as mulheres poderiam fazer justiça pelas suas próprias mãos em relação a estes empecilhos sentimentais, eu não seria cronista nem escritora, mas antes lojista, feliz proprietária de um estabelecimento que venderia fórmulas mágicas que não existem no mundo real. A saber: comprimidos para a paciência, injecções de sensibilidade, drageias de bons modos, xarope de mimos e, last but not least, tratamento por ampolas para a indecisão. Nessa farmácia do entendimento, poderia também existir uma secção de estética com produtos como pomada anti-pêlos no nariz, cinto anti-barriga e cápsulas para erradicar os pêlos nas costas.
É claro que este mundo virtual com o qual as mulheres sonham, nunca pode existir num mesmo homem, daí que uma sábia amiga minha, casada há mais de 20 anos com um choninhas simpático e míope, me desabafou entre dois chás no Chiado que nunca se tinha separado porque os homens eram todos tão parecidos, que ela corria o risco de encontrar um pior do que o marido.
Ninguém é perfeito, nem por dentro nem por fora, mas caros amigos, há que ser razoável; com a instabilidade económica e a crise que se arrasta no país e na mentalidade lusa, um pouco de decisão e de firmeza ajudava a reconstruir esta sociedade desmembrada com 70% de divórcios a assolar o território. Os senhores da raça ‘Talvez’ deveriam ser sujeitos a pagar coimas cada vez que dão um passo em falso. Até parece que se puseram de acordo com este tempo de chuva ‘molha parvos’ que nos roubou a Primavera e o optimismo. Um homem que se preze, ou quer, ou não quer, e o resto é conversa. Adiar decisões amorosas é o mesmo que continuar a morar num andar alugado sem pagar a respectiva renda."

5 comentários:

Anónimo disse...

A capacidade da mulher projectar no homem a sua eterna indecisão ainda hoje em dia (e já não vou para novo) não me deixa de espantar.

Destino este que deus nos reservou, o que da nossa costela retirou.

È esta maçã do paraíso que nós desejamos, sempre a levar na cabeça porque a tampa da sanita não encerramos.

Cristalizada em emoções nunca vistas...pelo que de mau no mundo se confronta… sofre tambem desesperadamente pelo casaco que na Zara simplesmente não encontra…

Assim foi…assim é…assim será…enormes textos clamando pelo que não têm o que á sua frente já está…

Anónimo disse...

Está giro, está :) "To be or not to be", eis a questão... E já agora, de quem é o texto amiga?

Anónimo disse...

Mr "hum hum":

Não confunda indecisão com insatisfação!
As mulheres são seres permanentemente insatisfeitos. Porque são exigentes, inteligentes e sensíveis. Podem até viver em utopia, por acreditarem que a perfeição pode existir. Mas sonham, têm esperança, vão à luta. Iludem-se? sim! Caiem? sim! Mas levantam-se e vão lá outra vez!! Não ficam sentadas no sofá de cerveja na mão! Não são inertes e conformadas como os homens. Quando não podem ter tudo, preferem o nada, em vez do "mais ou menos". Preferem investir em vez de desistir.
Por isso, e para terminar, a insatisfação NÃO É sinónimo de indecisão.


O Steinbeck escreveu um dia num livro que:

"Para a mulher, tudo corre sem parar, que nem um rio; cheio de remoinhos, turbilhões e pequenas cascatas, mas correndo sempre sem parar. É assim que a mulher encara a vida. A mulher não se entrega, a mulher continua... muda, talvez, um pouco, mas continua sempre FIRME."

John Steinbeck


P.S- E agora Sr "hum hum"? vais retaliar?

Anónimo disse...

Muito boa a resposta da Patty ao Sr. Hum Hum! Eheheh!
Os homens indecisos devem ser "atacados", sempre! Como? Preferindo o tal nada ao "mais ou menos". Cortando o mal pela raiz. Para que percebam que não basta um talvez para nos segurar. E porquê? Porque existe sempre a esperança de que algum Homem algum dia seja determinado.
E o resto é conversa!

Ass: uma mulher, claro está.

Anónimo disse...

Hum Hum ...Um pouquinho auto biografico

- Sou um salmão...e no topo do rio nasci.
- Sou um salmão e á foz do rio nadei.
- Salmão adulto me torno, e pelo oceano me embrenhei.
- Por natureza...salmão sou...e ao rio de aconchego voltei.
- Paro...e como todos os salmões o ultimo bafo de ar respirei.OOOPS!!!!... Ultimo minuto!!! O destino finto porque como sardinha me apresentei.
- Sofregamente me aventuro ao oceano irrequieto, humilde mas sem medo de ninguem.
- Nesse novo mar desconhecido, riscos corro e com ingenuidade os atravesso.
- Somente desejo ser normal sardinha, nadando descansado feliz e descontraido por esse enorme universo.
- Hummmm...Talvez seja sardinha, talvez seja salmão... mas nado por ai fora cheio de pulmão.
- Enquanto peixe que me chamo de sentimentos não sou desprovido.
- Tive e tenho a honra de uma bela gamba ter conhecido.
- Não sei o amanhã porque continuo a nadar..Mas uma coisa sei!! Essa bela gamba não a perco de vista, e chegou para ficar...