25 outubro 2008

Romaria Starbucks

Em troca do DVD Sex and the City gravadinho, para ver e rever o resto da vida, aceitei, antes de sair de casa, passar pelo Starbucks e levar a um amigo um caramel machiatto.
Ora eu ainda não conhecia a fenómeno na versão Tuga. Eram 22h estava eu à porta da tal lojinha, (que não…não se encontra no court food, está praí entre a Bodyshop e a Natura) prontinha para a minha troca justa.
A fila chegava à porta, ultrapassava a porta… e mais um bocadinho tinha seguranças a alinhar as pessoas em filinha Indiana. Respirei fundo e pensei… Ver a Carrie a ser deixada pelo Big (merda) no altar vale tudo. Vou esperar, que remédio. Enquanto esperava deparei-me com um cenário verdadeiramente ridículo e típico da nossa culturazinha pequenina. Mas de onde é que tinha vindo aquela gente toda?! Numa excursão? Onde estão os autocarros?! Hum?!
Metade daquela gente, isto para não dizer 80%, das pessoas que ali estavam, habituadas a beber café com 3 dedos de altura, ia concerteza odiar aquela água deslavada à qual os americanos chamam café, outra metade nem sequer sabia o que aquilo era, mas metiam-se na fila, não fossem estar a dar qualquer coisa grátis lá dentro, e depois havia uma ínfima parte, que como eu, pensava 500 vezes em desistir daquela parvoíce pegada e ir lá acima ao mcdonadls, pegar num copo de papel, espetar lá para dentro com uma bica e um copo de água por cima, com um bocadinho de caramelo, daquele que eles usam no sundae!!!! Mas não... eu resisti. Fixei-me na vitrine dos bolos (aquilo sim, deve valer a pena) e divertia-me a ouvir as pessoas, dezenas, dentro da loja,… “ai que bom que éai vou já levar um pacote para fazer em casa” ai tem chávenas tão giras a 30,00 euros”.
E ai que só falta tirarmos todos aqui uma foto à porta!!!!
Quando finalmente faltava apenas uma pessoa para a minha vez, olhei à volta.. Estes gajos não têm multibanco! Olhei para trás, e nem conseguia ver a última pessoa da fila. Não, não não!! Olhei desesperadamente para o preçário à procura do preço do tal caramel qualquer coisa. Encontrei. 3,10 euros. Quanto??????!!!!?????? Por um café????? O senhor chama-me. Eu lá peço o tal café, despejo as moedinhas todas em cima do balcão, e começamos os dois numa tarefa desleal para as 40 pessoas que estavam na fila, de contar os 3 euros em moedas de 0,20. O dinheiro chegou, eu já bufava,.de seguida, o episódio maravilhoso:
- “Como se chama”
- “Desculpe??”
- “O seu nome?”
(mas este gajo agora tá-se a meter comigo? Mas o que é que tens a ver com isso meu grande idiota? Só porque me ajudaste a contar moedas?)´
A medo disse o meu nome (de princesa verdadeira) baixinho
- “Patrícia”
- E ele não vai de modos, e grita com todo o ar que tinha nos pulmões, para as colegas ucranianas do lado
“ Sai um Caramel Machiatto para a Patrícia”
Fiquei atónita!!! Olha que bem, claro, boa, grita mais alto, para as 500 pessoas que estão aqui dentro desta lojinha com 10m2 ficarem a saber como é que me chamo.
Mas não, não patricia… que ingenuidade a tua, então, nós estamos na baixa de Manhattan, o senhor dos cachorros ao lado do escritório sabe o nosso nome, isto é que é cosmopolita, isto é que é cool, isto é que é cultura sub-urbana, até te tratam por tu e pelo nome no Alegro!!
Enfim, lá peguei no meu copo inscrito Patrícia, a escaldar e pirei-me dali a correr. Em busca do meu DVD.
Valeu a pena. Agora estou aqui enroladinha no meu edredon a ver a carrie gloriosamente a despedaçar o bouquet na cabeça do Mr big (merda) e a partir para o México com as amigas.

9 comentários:

Anónimo disse...

brilhante!

Anónimo disse...

Esse Caramel Machiato n faço questão (só por causa do coffee) mas que os Hot Chocolats são muita bons, são! ehehe E em Inglaterra e na Austrália e na Nova Zelândia não se tem de esperar tanto porque há um Starbucks em cada esquina! :) Mas assim a história já n tinha tanta piada nem a tinhas escrito para nós... Obrigada :)
P.S. - Melhor que tudo é que descobri que em Amesterdão, só no aeroporto, há 3!!! Granda festa =) ehehe

Anónimo disse...

Pequena Patrícia este post fez-me lembrar os teus primeiros textos há 2 anos atrás.
Não é? Livre, solto, com ritmo, fresco e delicioso!
Como tu!
Almoçamos um dia destes?

Pedro

Patricia disse...

Caríssimo Pedro, não sei quem você é, já que conheço vários Pedros, mas ainda assim, aproveito para informá-lo que eu de pequena não tenho nada. Ah e até ia almoçar consigo, mas já tenho planos para os próximos 3 anos. Prometo que anoto na agenda, e quando surgir uma vaga, será contactado!!
Só mais uma coisinha, delicioso é um bolo de chocolate comido ali em campo de ourique!
Bem haja!

Anónimo disse...

Quando fores a Amesterdão, aconselho-te a ires à versão Starbucks holandesa. Chama-se Coffee Company, é mais simpática, não te gritam o nome, o café é óptimo, os bolos são de chorar por mais (especialmente o Brownie) e têm internet grátis para quem lá estiver dentro.

Patricia disse...

Thanks FilGil :)

Anónimo disse...

Miga, achei este teu post maravilhoso e hilariante!!!
É impressionante como o português não pode ver nada de novo e logo o entope, como se acabasse logo no dia a seguir...
Imagino é a tua cara quando ouviste o teu nome em alto e bom som, não encontraste um buraquinho pa te esconderes?? :)
Beijinhos

Porto disse...

E depois há o fenómeno Nespresso...

Beijinhos Patrícia, pequena e deliciosa e princesa e tudo mais :D

A afinal esse jantar cá em casa? Já te disse que não marco nada, marcas tu e apareces (com ou sem dvd, é contigo).

Beijos,
Porto.

Anónimo disse...

aH, aH, aH, aH!!!!!!!!!!

MUITO BOMMMMMMMMMMMMM!

BEIJINHOS

Inês