07 dezembro 2007

Hoje dia 7...

Ontem foi um dos dias mais tristes que tive oportunidade de viver... O martim fez anos. Não o vi. Não o vi a apagar as velas. Não o vi feliz com uma festinha como ele merecia. Não vi, não assisti... a nada.
Que direito tem um pai ausente que nunca existiu na vida dele, de assistir a tudo isso, que eu não tenha?
Eu que não assisti, quando fui eu que sempre esteve lá... em cada choro, em cada muda de fralda, em cada noite sem dormir com o choro incessante dele pelas dorzinhas de barriga, à primeira febre a correr para o hospital, à primeira papa, à primeira sopa, ao primeiro gatinhar, aos primeiros passos, à primeira palavra.
Que direito é que este homem tem?
Nenhum.
Contribuiu para que ele viesse ao mundo.
Mais nada.
Eu contribui para que ele hoje seja um miudo esperto, feliz, carinhoso e amado por todos nós.
E não tive sequer o direito de o ver a apagar as 5 velas. Nem uma foto terei para relembrar esse momento.
E hoje aqui sentada no trabalho, penso... Não é justo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu sei, tens razão, não é justo! mas a vida é cheia de injustiças, umas maiores que outras, e esta é grande sem dúvida, mas deixa passar os anos e com eles mtas verdades virão ao de cima, também para ele, e a desilusão porventura irá ser maior que a tua revolta...e ai todos nós (os que cá estiverem) estaremos sempre lá, por isso te digo sempre que é preciso escolher um amor, um marido, companheiro ou amante... mas sobretudo um candidato a pai dos nossos filhos! podemos sempre enganar-nos, é inerente, mas ás vezes está mesmo a frente dos nossos olhos! Para mim e para o pai tb ñ é fácil e para a Crist é mto difícil, podes crer.
Pela minha parte ñ tenho mais idade para fazer fretes nem compactuar com situações que vão contra a minha maneira de ser e pensar, participando em "jantarzinhos de familia" com pessoas que ñ me dizem nada e que ainda por cima tratam mal os meus (no caso as minhas), sejam quais forem as circunstâncias, mesmo que sejam os anos do Martim, pq ele precisa de mim inteira e se eu não me proteger corro o risco de me partir ...
e tb ñ tenho idade nem saúde para pôr sobre as minhas costas todo o ónus da gerenciação dos conflitos!
... mas mais importante que tudo é que o nosso menino é o mais lindo e mais esperto do mundo e que todos nós temos um Orgulho e um Amor por ele do tamanho desse mesmo mundo, e que um dia não faz o tempo todo!
e que quando os anos calham durante a semana não calham bem, já quando vocês eram pequenas era sempre confusão e tinhamos que fazer a festinha ao sábado outras vezes nem se fazia, para além do bolo da escola no dia, que por exemplo o pai em tantos anos nunca assistiu, sempre com a desculpa do trabalho e ñ era por isso que gostava menos de vocês, embora eu sempre me tivesse ressentido disso, nunca o disse, olha calhou agora!

Anónimo disse...

É triste sim, miga...Até fiquei com um nozinho na garganta de te ler e à tua mãe... Mas é como a tua mãe diz, um dia não são dias e, depois do desabafo da raiva, fica o amor e os outros dias todos com 5 aninhos para festejar!! Mtos mtos beijinhos para todos e vão lá aprender a jogar xadrez hehehe

Anónimo disse...

Pois é linda.... também acho que tens toda a razão do MUNDO... e que realmente não é justo.... e que vocês seriam as pessoas com quem ele (para além de terem todo o direito em estar com ele e partilhar este dia) gostaria mais de estar. Não tenhas dúvidas.
Acho também que a tolerância é uma aprendizagem e que a situação assim não se pode manter... terá de haver um ponto de EQUILÍBRIO, uma solução! (tem de haver o momento em que se parte o bolo rodeado de familia e amigos),para que possam estar todos juntos nos muitos aniversários do lindo MARTIM que estão para vir. Até porque esta cisão a quem mais prejudica é mesmo ao MARTIM. E ele tem todo direito de estar rodeado das pessoas que gosta. Todos nós gostamos. Ele não é diferente.
Mas pronto, pensa realmente como a tua mãe e a inês... que um dia não conta pelos N dias em que estiveste junto a ele a torná-lo feliz.

Um grande beijinho
Inês Paulino