22 outubro 2007

No Terminal

...do aeroporto. Foi aqui que passei horas, no Domingo, à espera de uns amigos, vindos de Barcelona.
Dei por mim a pensar... Há algum local no mundo onde a manifestação de amor, amizade, proximidade seja tão forte como num aeroporto? Parece contraditório, pois há quem passe metade da vida no aeroporto. Vidas desligadas, sozinhas, empreg duroos que obrigam a viagens intermináveis etc etc... Mas...já se sentaram num terminal de chagadas ou partidas de um aeroporto só com única e exclusiva intenção, de observar?
É fascinante. Chega mesmo a ser arrepiante.
Aquele local, tão impessoal, a transpirar de gente e malas, poderá ser mais uma humano do que muitos estadios de futebol lotados de adeptos entusiásticos, que partilham emoções, alegrias e trsiezas.
No terminal das chegadas (e penso que no das partidas deva ser ainda mais profundo) senti qualquer coisas estranha. Ali há energia. Há magia. Há saudade. Há gritos de euforia. Há ramos de flores que dizem "que bom chegaste". Há maridos e mulheres a correr de alegria. Há namorados a personalizarem cenas saídas de um filme romãntico, com a musiquinha do top gun de fundo. Há amigos que não se viam há anos. Há pessoas que nunca se viram na vida, e se abraçam, porque alguém tem uma placa com o nome delas. Há velhinhas a chorar porque o neto foi 2 dias até Londres, mas como foi de avião..."aquilo é lá muito longe". Há os que por lá acampam com a família toda à espera do primo que vem "da" França 5 horas antes do voo aterrar. Há um senhor... com 40 e poucos anos... oriundo de um qualquer País de Leste, que corre com 3 rosas vermelhas na mão. Sem papel celoufane. Sem nada. Só as rosas. Lá de dentro vem a mulher e o filho. Choram, choram muito abraçados um ao outro.
E lá estou eu. Já fumei meio maço de cigarros, comprei uma revista da treta e vi um gajo muito giro, (MESMO GIRO) cheio de pranchas, (só podia..) que bebeu um café ao meu lado, que olhou para mim quando se levantou e sorriu meio de lado.
As pessoas cruzam-se, atropelam-se, mas sentem-se aqui.
Num terminal de aeroporto há... muita vida. Muitas vidas.
Acho mesmo que há muito amor.
E nunca, em nenhuma viagem, me tinha dado conta disto tudo.
Fim da história. alguém adormeceu?

4 comentários:

Anónimo disse...

LINDOOOOOOOO!!!! Aquilo que aqui transcreves tão bem, já eu senti interiormente em algumas situações. É o que dizes... cruzam-se muitas vidas e emoções ali, à frente dos teus olhos; é como se estivesses a assistir ao "the end" de vários filmes em simultâneo... e de repente uma onda de amor, fraternidade, amizade, tristeza, etc, etc, "abalroam" a tua mente e o teu coração, sem estares à espera.

Anónimo disse...

Eu não. É verdade miga. Boas observações. Pensando bem, acho que devias ter ido para Psicologia. Quer dizer isso provavelmente significaria que a probabilidade de estares cheia de trabalho agora era bastante mais reduzida... (?) Por isso, não, estás bem assim, aqui a escrever-nos (descrever-nos) estes "teus" encontros. E confesso q também gosto mto deste exercício de coscuvilhice da vida alheia! =)

Só dois apontamentos. Dou-te a certeza que o terminal das partidas não tem esta magia. É tudo mto + rápido, até porque (acho eu) ninguém gosta de despedidas.
2º miga só te falta fazeres um inter-rail para vivenciares ainda mais e melhor esta experiência de várias maneiras e feitios. Tempo de espera não te faltará, as personagens são ainda mais variadas (desde o sem-abrigo que se lava na estação, ao jovem q dorme junto aos carabinieri, ao executivo q vai de TGV, aos vários interrailers de todo o mundo, and so on).
Podia ficar aqui a divagar até escrever um livro, mas digo-te q nada melhor do que horas de viagem em comboio (de preferência em cabines de 8 pessoas lol) p observar, espreitar as vidas, os hábitos dos outros e, assim, pensarmos também em nós próprios, vermo-nos. E quiçá, não encontrarás tu, assim, o amor da vida? ;)

Anónimo disse...

Ora bem este nao resisto e tenho que mandar o meu bitaite. 1º a minha amiga tem de parar de ver o filme "Love Actually" por momentos ja te estavas a imaginar no aeroporto de heathrow em londres mas depois acordaste quando viste o voo de Luanda a chegar. e em 2º tenho que tirar os meus creditos neste romance, isto é, tamos a ver quem são os artistas e os obreiros deste espectaculo todo que se passa no terminal de chegadas: pilots!! no fundo a nossa profissão até é bastante poética. obgdo por me chamares a atenção. beijinhosssssssssssssssssss

Patricia disse...

Tinha que vir o gato pilot dar um ar de sua graça. :)

Piloto de meia tijela!!!! Nem um vi à chegada. Devem ficar nas cabines enrolados com as hospedeiras. Sabes muito...

beijinho para ti